haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Memórias de Srila Gour Govinda Maharaja

Memórias de Srila Gour Govinda Maharaja
por Srila Bhaktisvarup Damodar Maharaja


Sul da França, verão de 1994


Esta glorificação foi falada por Srila Bhaktisvarup Damodar Maharaja no festival de desaparecimento de Gour Govinda Maharaja, Mayapur 2006:

Minha associação com Gour Govinda Maharaja foi primeiramente em 1977 quando eu estava com Srila Prabhupada em Bhubaneswar para a pedra de fundação do templo. Eu vi Maharaja permanecendo na cabana, a qual ainda continua lá. Ele estava servindo Srila Prabhupada fazendo serviço de tradução. Ele era a humildade personificada. Eu sempre gostei dele, mas nossa responsabilidade era em campos diferentes. Portanto nós não nos encontrávamos tanto. Mas nos encontros do GBC nós sempre nos sentávamos juntos. Eu lhe convidei para Manipur em 1981 quando nós abrimos um pequeno templo e instalamos as deidades lá. Nós marcamos sua passagem, um vôo de uma hora de Calcutta. Contaram-me que foi a primeira viajem de avião em sua vida. Nós organizamos uma competição de debate consciente de Krishna entre os estudantes e eu pedi a Maharaj para ser o juiz. O assunto era como a consciência de Krishna é a única solução para os muitos problemas deste mundo. Ele estava bem feliz em ser o juiz.

Nós tínhamos um relacionamento bem informal. Quando eu era o GBC na França, ele veio aqui algumas vezes. Ele gostou do Sul da França – com seu clima, paisagem, arquitetura, geografia, e as montanhas na fronteira com a Espanha, é muito atrativo. Nós temos um pequeno projeto de pregação aqui – um lugar quieto bem longe das cidades – situado na floresta em pequeno lago. Uma noite nós jantamos juntos e eu perguntei a Maharaj, “Parece que você tem alguma dificuldade com seu corpo. Você não pode andar livremente. Esta viajem não lhe dá nenhum problema?” Ele respondeu, “Contanto que eu possa pregar, eu possa falar sobre o Srimad Bhagavatam, isso me dá um prazer ilimitado, uma felicidade ilimitada.”

Eu lhe disse que lhe foi dada alguma benção especial por Srila Prabhupada. Eu admiro sua coragem e sua determinação a fim de executar a ordem de Prabhupada para satisfaze-lo. Nossos intercâmbios foram informais. Quando nós nos reunimos no festival do centenário de Srila Prabhupada em 1996. O ano que Maharaj fez a passagem, ele fez um bom festival em Bhubaneswar. Eu não fui para o festival, mas nós fomos informados que Maharaj estava falando como um leão no pandal. Ele chegou tarde no encontro do GBC. No mesmo dia que ele fez a passagem, eu vim para o piso térreo e nos encontramos no meio do caminho. Eu disse, “Maharaj como você está? Eu ouvi que você teve um festival maravilhoso em Bhubaneswar.” Ele estava sorrindo alegremente e aparentava muito saudável. Ele estava subindo para a sala do GBC. Nós tivemos uma conversa amigável e desci para uma reunião. Ele tinha uma reunião separada da subcomissão assim não nos sentamos juntos naquele dia no GBC.

Mais tarde depois que as reuniões tinham acabados, eu estava em Nabadwip. Alguns dos discípulos do Maharaja trouxeram seu carro para Mayapur. Eles estacionaram no meu local em Nabadwip. O motorista do carro veio para mim naquela noite e me contou, “Nosso Guru Maharaja aparenta estar tendo um problema do coração; Eu quero pegar o carro. Entretanto, ele tinha perdido as chaves do carro. Ele estava correndo de um lado para o outro procurando pelas chaves e ele estava em um humor triste e muito deprimido. Ele disse que Gour Govinda Maharaja estava se sentando sem se mover na sua cama e que podia deixar o corpo. Finalmente as chaves foram descobertas e eu vim até ele em Mayapur, com pressa para ver Maharaja. Quando nós chegamos, nós descobrimos que ele tinha deixado o corpo e estava no quarto rodeado de muitos devotos. Aquele momento foi muito doloroso. Nós não esperávamos que Maharaja podia partir logo.

Alguém pode falar muitas coisas sobre Maharaja, Ele era uma alma muito avançada. Uma das maiores qualidades que eu me lembro de Maharaja era sua humildade e seu grande apego e determinação para executar as ordens que Srila Prabhupada lhe deu. Seguindo as intruções de Prabhupada ele estava continuamente traduzindo seus livros do Inglês para Oriya. Por causa do seu trabalho, muito dos livros de Prabhupada estão disponíveis em Oriya. Estes livros são uma grande fonte de inspiração para os devotos de Oriya. Quando eu estou viajando ao redor do mundo, é muito admirável hoje em dia achar muitos devotos lendo os livros, revistas belamente publicadas, e revistas por email que os devotos da Publicações Gopal Jiu (Gopal Jiu Publications) tem produzido baseado nas aulas do Maharaj. Estas são uma importante fonte de inspiração para muitos, mesmo estes que nunca se encontraram com Maharaj. Apenas por ler esses livros, eles ficam inspirados. Os discípulos de Maharaj que estão executando esse desejo para fazer essas aulas disponíveis estão dando uma importante contribuição para nosso movimento da consciência de Krishna.


Sul da França, verão de 1994


Nós estamos muito felizes que nosso Guru Maharaja Srila Prabhupada produziu admiráveis grande almas como Gour Govinda Maharaja. Um por um, todos nós temos que deixar esse mundo. Nos últimos anos nós perdemos muitos de nossos irmãos espirituais como Sridhar Maharaja, no ultimo ano Bhakti Tirtha Maharaja, um pouco antes disso Tamal Krishna Maharaja e muitos outros. Tente ver que a vida nesse mundo material é muito temporária. Portanto, como nós vimos nesse vídeo [de Gour Govinda Maharaja mostrado um pouco antes dessa conversa]. Maharaja estava dizendo que nós temos que chorar por Krishna. Se nessa vida, nós desenvolvermos esta cultura e cultura de humildade e 100% de dependência nas bênçãos do mestre espiritual e no Senhor Supremo e os vaishnavas e vaishnavis, nós podemos fazer o melhor desta forma temporária de vida. Desta maneira algum dia, pelas bênçãos de Guru e Krishna, nós podemos ir de volta ao Supremo. Eu estou muito feliz que muitas almas sinceras estão reunidas aqui essa noite. Maharaja nós deixou no dia de aparecimento de Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Prabhupada. Nós estamos certos que Gour Govinda Maharaja obteve todas as bênçãos de nosso Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada, Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Prabhupada e Krishna. Gopal era muito querido para Gour Govinda Maharaja. Eles estão fazendo um memorial muito bom para Gour Govinda Maharaja no local de nascimento. Nós gostaríamos de convidar a todos para virem aqui. Se vocês vêem a Jagannath Puri, é somente três horas de lá. Nós gostaríamos de agradecer a todos por esse programa.

Tradução: Ramananda Das
Fonte: http://www.bvml.org/SGGM/memories.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .