haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O desenvolvimento de bhakti. Começando pela fé até o amor puro á Deus.

.




Nitya Dharma

A eterna função da alma

Sri Srimad Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaj



O caminho progressivo do cultivo da eterna religião é revelado por Srila Rupa Goswamipad. Esta sequência foi dada no livro Bhakti Rasamrta Sindhu (4.11):



- Fé: Fé com devoção entrará no coração daquela pessoa muito afortunada que acumulou os resultados das atividades piedosas praticadas em muitas vidas passadas.

- Associação com santos transcendentais: Depois ela obtem a associação de santos vaishnavas e o mais importante, obtem a associação com um mestre espiritual auto realizado, que está transcendentalmente situado e livre de todas as faltas e impurezas do coração. O mestre espiritual da á ela hari nam, a poderosa e sagrada vibração dos santos nomes de Deus. Por cantar hari-nama regularmente, o mestre espiritual manifesta o divino conhecimento trascendental no coração do estudante.

- Práticas espirituais e meditações: Sob a guia de santos empoderados, a pessoa então começa sua prática espiritual de serviço devocional tais como ouvir, cantar e lembrar dos nomes, qualidades formas e passatempos de Deus.

- Destruição de todos os nossos desejos e impurezas do coração. Como resulatdo de praticar tais práticas devocionais, todos os indesejáveis desejos e impurezas do coração que atrasam nosso avanço no caminho da devoção, são destruídos.

- Fé firme em praticas espirituais. Então, a pessoa obtem firme fé e se ocupa constantemente nas práticas devocionais.

- Sabor transcendental. Depois disto, o gosto transcendental é obtido. Quando este real sabor é acordado, a atração pelas práticas espirituais tais como ouvir, cantar, lembrar etc.. se torna mais atrativa do que qualquer outra atividade material. Este é o quinto estágio de desenvolvimento no caminho da devoção pura.

- Profunda atração. Isto se refere á atração especial á Deus e seu eternos associados. Isto ocorre quando a avidez pelas práticas espirituais leva a pessoa á Ter uma profunda e direta atração pelo objeto da prática devocional, o Deus Supremo, Krsna.

- Amor espiritual(bhav). Por último a pessoa obtém o contagiante amor puro por Deus. Isto é comparado ao raio de sol do puro e transcendental amor á Deus.



Neste estágio de devoção, bhava, a essência da potência interna de Deus, a qual consiste no conhecimento puro e extase espiritual, é transmitido ao coração do praticante provindo do coração de um dos eternos associados de Deus que veio á este planeta. Neste estágio, a pessoa realiza em seu coração, as onze características do seu corpo espiritual eterno, tais como seu nome, sua forma, seu eterno serviço etc... isto é chamado de perfeição da forma espiritual, svarupa-siddhi.

Quando o estado de bhav se torna completo e fica condensado, isto dá-se o nome de prema, amor transcendental puro por Deus.



Este amor transcendental puro por Deus é a eterna religião de todas as entidades vivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .